terça-feira, 16 de outubro de 2012

Jantar Marroquino rapidíssimo



Marinei sobrecoxas de frango sem pele, com a seguinte mistura: sal, alecrim fresco picado (do vasinho que tenho plantado), alho mal amassado, 1 laranja espremida, mix de pimentas moídas na hora e óleo de gergelim.

Fervi umas 2xic. de água e coloquei de molho 1 xic. de cuscuz marroquino (aquele de caixinha) junto a uma pitada de sal, um pouco de azeite extra virgem e 1 cubo de caldo de legumes esfarelado, misturando tudo.

Coloquei 1 xic. de arroz seco na panela, junto a 1 colherada de azeite, 1 envelope de tempero para arroz em pó e uma colherada de açafrão. Dei uma leve fritada, mexendo com colher de pau. Joguei 2 xic. de água fria em cima e tampei, abaixando o fogo após levantar fervura.


Espremi o cuscuz, temperei com um pouquinho de vinagre de maça, um outro cadinho de óleo de gergelim e bastante azeite, corrigindo o sal. 
Misturei uma lata de grão de bico em conserva (lavado com agua corrente, na peneira), hortelã picadinha (fresca, do vasinho que tenho plantado) e um pedaço de pimentão vermelho bem picadinho (tenho sempre pimentões de cores congelados. fica até mais facil de cortar a quantidade que ser quer usar).


Esquentei óleo de canola em uma frigideira funda e coloquei o frango, em fogo alto, até secar o caldo e fritar a carne, virando por 1 vez. 
Desliguei o arroz e abafei a panela.

Joguei o caldo da marinada na frigideira, mexendo rapidamente e incorporei uns 2 copos d´água, deixando ferver e reduzir o caldo amolecendo a carne dos ossos.
Desabafei o arroz, soltei os grãos com um garfo e misturei 1 lata de ervilhas em conserva (lavado com agua corrente, na peneira) e um pouco de azeite extra virgem, misturando com garfos - levemente, para não empapar o dito cujo.

Acrescentei na frigideira 1 colher de sobremesa de farinha de trigo dissolvida em um pouco de água, mexendo sempre até engrossar o caldo do frango. Desliguei o fogo e acrescentei cebolinha picada (outro item que tenho sempre, já picado, no congelador).

Esfriou um pouco, separei a carne do frango dos ossos, descartando-os.

Essa bagunça demorou quase 1 hora.

Entre uma coisa e outra, você tomou banho, leu e-mails, postou no facebook, escutou e respondeu seus recados na secretária eletrônica, viu a novela... enfim... 

Comeu bem e ainda sobrou bastante para levar marmita pro almoço do dia seguinte...























Nenhum comentário:

Postar um comentário