quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Café pros cinquentinhas!

Esse post tem duas funções ocultas, à saber, ora pois: 
- Primeiro, mascarar minha total ausência de acepipes de natal e ano novo (de boa, turminha... estava totalmente sem saco... só de pensar nas tais rabanadas... arrrrgh!)
- Segundo, falar sobre o meu mais novo sonho de consumo: A cafeteira Dolce Gusto...
Ela faz N tipos de café, chás e bla, bla, blas... Tudo movido a sachets da marca Nescafé, que eu amoooooooooo...
Mas ainda custa caro prá cacete prá esta pessoa que vos escreve! Fora que só Deus sabe e garante o fornecimento de tais sachets nos mercados... Que, sem eira, nem beira, nem tribeira (para castas superiores), saem de linha!

Óia que lindinha:





Café protege o fígado
A função da vesícula biliar é estimulada pela cafeína contida no café, reduzindo assim o risco de desenvolvimento de cálculos biliares. A cirrose também ocorre menos nos bebedores de café. Existe uma certa enzima que se acumula no fígado e faz o órgão se deteriorar, e o café ajuda a manter em baixa a quantidade dessas enzimas.
Diminui o Risco de Doença de Parkinson
Esta desordem neurológica afeta algumas pessoas na velhice e a perda de neurônios é causa para o mal de Parkinson. Mas café, chá, e outras bebidas com cafeína podem reduzir a perda de neurônios.
O mal de Parkinson começa apresentar alguns sintomas por volta dos 50 anos e o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade e a genética.
Diminui os casos de certos tipos de câncer
Estudos têm demonstrado que o ácido clorogênico e cafeína são úteis na redução do risco de câncer de fígado. Um estudo japonês mostrou que o café também foi eficaz na redução do risco de câncer de endométrio em mulheres.
Ajuda com as adaptações depois de viagens longas.
Sabe quando você faz uma viagem longa de avião e depois bagunça completamente com seu relógio biológico? Pois é.
Nosso corpo geralmente percebe quando é hora de dormir e acordar, mas essas viagens fazem isso ficar tudo fora de sincronia. Um belo copo de café não só te ajuda a ficar acordado até a hora certa de ir pra cama, mas também o ajuda a se adaptar ao novo cronograma. A cafeína te fornece impulso e ainda ajuda a suprir o corpo evitando desidratação.
E quando precisa dirigir por muito tempo?
Sério, dirigir por longas distâncias dá sono. E quando a viagem é durante a noite, com pouco trânsito, estrada livre e o escurinho do céu… muito sono!
Nada como fazer uma paradinha, lavar o rosto e tomar um belo copo de café forte e sem açucar. Aproveite servir o companheiro de viagem também, afinal ter alguém alerta tagarelando ao seu lado ajuda a espantar o sono.
Reduz o risco de Diabetes tipo 2
Já foi comprovada a eficácia do café para reduzir o aparecimento da diabetes tipo 2. Esta doença tende a afetar as pessoas mais tarde em suas vidas e é o tipo de diabetes mais comum no mundo todo.
Os estudos que foram realizados que associaram o café à redução da diabetes tipo 2 mostrou que o ácido clorogênico é que age nessa redução, e não a cafeína.
Então, mesmo quem toma café descafeinado está se protegendo contra a diabetes tipo 2.
Aumenta o funcionamento do cérebro
Quem acha que tomar café pra estudar ajuda só contra o sono está muito enganado. O café estimula o funcionamento do cérebro, ajudando no raciocínio.
Diminui o risco de demência e Alzheimer
Fizeram alguns estudos em Portugal por um período de 20 anos observando algumas pessoas e seus hábitos em relação ao café. Aqueles que bebiam até 5 xícaras de café por dia reduziram o risco em 65% para o desenvolvimento de Demência Senil e Alzheimer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário