quarta-feira, 30 de março de 2011

Mole Poblano

A versão mais comum da lenda tem lugar no Convento de Santa Rosa, em Puebla , México, em algum momento no início do período colonial. Ao ouvir que o arcebispo estava indo visitar o Convento, as freiras do mesmo, entraram em pânico porque eram pobres e não tinha quase nada para se preparar. Elas rezaram e reuniram os pedaços do que elas tinham : pimentas , especiarias, pão velho castanhas e um pouco de chocolate e muito mais. Eles mataram um peru de idade que tinham, o cozinharam e colocaram o molho por cima. E o arcebispo adorou.

A carne é de peru, e são quatro pimentas diferentes para contrastar com o chocolate!!! Uma delícia!!!





Para cozinhar a carne de peru:
1 peito de peru, 2 copos de vinho branco, 3 copos de água, 1 folha de louro, 4 cravos, sal a gosto

Para o molho:

10 g de sementes de coentros, 10 g de erva doce, 20 g de sementes de gergelim, 20 g de amendoins torrados, 40 g de amêndoas em lascas sem pele, 1 dente de alho picado, 3 colheres de sopa de azeite, 1 malagueta, 1 dedo de moça e 1 comari picadas e sem sementes, 40 g de passas sem sementes, 1 cebola, 1/2 pau de canela, 4 tomates maduros descascado e sem sementes cortado aos cubos (os holandeses são os mais doces), 250 ml de caldo de frango, lemon peper e pimenta do reino branca moídas na hora,  1/2 tablete de chocolate amargo raspado.

No dia anterior corte o peito de peru aos pedaços, sem pele,  e cozinhe no vinho branco com a água, a folha de louro, o cravo e um pouco de sal, cerca de 20 a 30 minutos. 
Numa frigideira torre ligeiramente as sementes de coentro, a erva doce, as sementes de gergelim, as amêndoas lascadas, os amendoins e o alho picado.

Noutra frigideira coloque o azeite e refogue a ebola picada com as pimentas, o pau de canela e as passas.

No processador coloque 250ml. do caldo do peru, adicione o conteúdo das duas frigideiras, retirando o pau de canela e triture juntamente com o tomate maduro.

Passe esse molho para uma panela e deixe levantar fervura, adicione o chocolate ralado e mexa para derreter, adicione os pedaços de peru e deixe levantar fervura de novo mexendo com uma colher de pau para não pegar, tampe e deixe repousar até ao dia seguinte.

Sirva com arroz branco e decore com sementes de gergelim.

O sabor vc. poderá comprovar no Festival do Chocolate do Circuito Mury, em Abril, no restaurante Viva Rô - Nova Friburgo, RJ.






Nenhum comentário:

Postar um comentário