quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Salmão com maionese de marabundajá

Estou "devendo" essa receita" para uma colega de trabalho faz tempo...
Mas antes tarde do que nunca! Vai que é tua, Aline!!!!!!



Receita de solteira recebendo "visita", ok? Se quiser servir prá geral, multiplique a receita...

2 filés parrudos de salmão marinados com shoyo de boa procedência (Sakura por exemplo. fora disso, os importados japoneses), gengibre fresco ralado, limão espremido c/raspas da casca (eu gosto do siciliano pois o sabor é mais adocicado e a coloração bonita... sem falar no cheiro!), metade de uma pimenta dedo-de-moça sem sementes e bem picadinha, por aproximadamente meia hora.

A melhor e mais prática forma de marinar carnes é dentro de um saco plástico bem fechado. Daí você vai esfregando a maceração dos temperos na carne e virando. E isso vale prá qualquer carne, respeitando os tempos de cada uma...)

Grelhe os filés sem deixar formar crosta e sem assar a carne por completo. Eles precisam ficar tenros, molhadinhos por dentro, quando se aperta a carne.
Essa grelhada é suficiente para deixar o peixe bronzeado. Lembre-se que o suco de limão cozinha a carne, beleza?)

O molho...

Um maracujá doce e um azedo, processados e passados na peneira, 3 colheres de sopa de creme de leite de soja, mix de pimentas moídas na hora, sal e uma pitadinha de ervas finas.
Misture tudo com um fuê, derramando incessantemente um fio de azeite extra virgem até ficar na consistência de maionese caseira (cuidadinho nessa hora, porque a bagaça desanda...).

Sirva com arroz branquinho, salada de folhagens e mix de legumes bem coloridos, além das bananas-da-terra verdes, cortadas ao longo ou chips, bem fininhas, fritas como se batatas fossem. crocantes.


Ah, sim! O marabundajá... 
Muitos anos atrás, uma "sobrinha" escutando conversa de adultos em determinada situação, onde falávamos nos tais maracujás.
Rapidamente ela cochicha no ouvido da "tia": é feio falar palavrão... fala ma-ra-bun-da-já...
Inesquecível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário